Como bater coquetel, truques e dicas

Você se interessou por este artigo porque já prepara coquetel e quer aprimorar sua técnica. Ou apenas ficou curioso para saber mais sobre o assunto. De qualquer forma sempre tem algo que se pode aprender.

Durante mais de 20 anos a forma de fazer coquetel foi sempre a mesma, sem grandes transformações, a partir de 2009 houve grandes mudanças, depois da publicação do livro liquid Intelligence que reúne o resultado de estudos e pesquisas de Dave Arnold e Eben Klemm. Selecionamos algumas dicas importantes baseadas nesse livro. Confira.

Dicas para bater coquetel

1.Usar instrumentos de aço inox

Os materiais feitos de aço inoxidável esquentam e esfriam muito rápido sem muito esforço o que não causa alteração na temperatura do coquetel. Enquanto que os copos de vidro por serem mais pesados absorvem mais calor da bebida no momento do preparo. Daí a necessidade de trocar coqueteleiras de vidro pela de aço inoxidável.

2.Evitar respingos durante o preparo

Alguns bartenders batem seus coquetéis no recipiente menor e ainda colocam gelo. Fazendo dessa forma não é possível colocar a quantidade de gelo necessária.

O correto é colocar os ingredientes no recipiente menor e o gelo na maior. Quando fizer os movimentos, os ingredientes e o gelo irão se misturar sem desperdício e sem derramar o coquetel.

3.Não existe forma correta de bater

Os estudos comprovam que não existe uma forma correta de bater o coquetel nem um tipo de gelo específico. Bater energeticamente a bebida por 12 segundos produzirá um bom coquetel, o que pode fazer diferença é a constituição dos materiais usados, como vimos antes, que podem comprometer a temperatura, a quantidade de álcool usada no preparo também contribui para alterar a bebida.

4.Bater por mais tempo não faz diferença

Bater vigorosamente os coquetel por cerca de 12 segundos é o ideal para alcançar a temperatura térmica necessária. Após esse tempo continuar a bater não fará a menor diferença.

5.Efeitos da temperatura do gelo nas bebidas

coquetel temperatura do gelo

O gelo retirado diretamente do freezer faz com que a bebida resfrie mais rápido que aquele retirado da máquina de gelo. Essa diferença é bem sútil porque o equilíbrio térmico ocorre na hora de bater, como visto acima. Tanto o gelo retirado do freezer como o gelo proveniente da máquina tem pouca influência na temperatura do coquetel porém, os dois tipos de gelo possuem efeitos diferentes no que se refere a diluição.

6.Nunca usar gelo picado

Se o gelo que for usar for seco o tamanho não causará alterações. O do cubo de gelo não faz diferença, porém nunca use gelo picado porque a diluição será mais acelerada e fica impossível alcançar a temperatura térmica ideal.

Dica importante:

Depois de batidos e coados os coquetéis devem ser consumidos imediatamente porque as bolhas de ar, alguns ingrediente e até o gelo pode mudar a textura dessa bebida depois de prontos.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *