Alternativas para os canudos plásticos

Os canudos plásticos que vemos regularmente em lanchonetes, bares e restaurantes são usados há muito tempo. Os primeiros surgiram no ano 3.000 A.C. eram feitos de ouro e pedras preciosas.

canudos plásticos o que fazer
Depois a palha se tornou popular, por ser bem mais barata, porém, em contato com a água diluía e deixava um odor desagradável aos alimentos.

Como substituto foi criado o canudo de papel que posteriormente foi substituído pelo atual canudo de plástico, por ter mais durabilidade e mais praticidade.

Porém, a produção em larga escala desse produto, aliado ao grande consumo estão causando grandes e sérios impactos ambientais: por que leva até mil anos para se degradar na natureza, para sua produção ocorre um aumento do consumo de petróleo, uma fonte natural não renovável.

Os danos que causam ao meio ambiente levam anos para a natureza se recuperar.

Estima-se que cada canudo seja utilizado por apenas quatro minutos, porém passa anos poluindo o meio ambiente. Mesmo que acondicionado em lixeira, por ser muito leve pode ser levado pela ação de vento e chuva até mares e rios e serem ingeridos por animais, como a tartaruga.

Para prestar sua colaboração à natureza muitos bares estão substituindo os canudos plásticos. Veja algumas alternativas a seguir.

Substitutos dos canudos plásticos

Caule da folha de mamão
Perfeitos para serem usados para tomar coquetéis tropicais. Corte a folha do caule lave o local do corte para evitar o sabor característico da planta.

Bambu
Material altamente sustentável, é excelente para substituir os canudos plásticos, é perfeito para usar em um drink.

Vidro

canudo de vidro opção
O vidro tem a vantagem de ser transparente o que facilita perceber se está higienizado, já é possível encontrar em vários diâmetros, cores, tamanhos e tem alguns que vem com curvas. Vai a máquina de lavar louças sem problemas.

Canudos de inox
São adequados para coquetéis servidos em copos longos, já podem ser vistos em lojas especializadas, vendidos em pacotes, existem também os feitos de titânio e prata par quem está disposto a gastar mais um pouco.

Papel
Fabricado com papel diferenciado do comum, por isso, é bem durável, pode resistir sem problemas até três horas em uma bebida fria.

Canudos comestíveis
Recentemente surgiu um novo canudo comestível e biodegradável, possuem duas opções: transparente e sem sabor e canudos com uma variedade de sabores. Não se sabe se a empresa criadora pretende produzi-los em larga escala. Seria uma saborosa alternativa aos canudos de plásticos.

Canudos de silicone
Ideal para crianças que gostam de canudos coloridos e tem hábito de morder os canudos de plástico, prática que prejudica a saúde. O canudo de silicone não pode ser usado em bares, mas é uma boa substituição porque produz menos gases de efeito estufa em relação aos de plásticos.

Alguns tipos de macarrão
Alguns tipos de massas bem firmes dão um toque especial a certo drinks.

Eliminar o canudo
Essas alternativas já ajudam muito a não poluir o planeta e salvam vários animais. Mas o ideal mesmo é tomar drinks e coquetéis sem canudos, experimente e vá se acostumando porque no futuro não terá como escolher.

Saboreei seus coquetéis sem canudos plásticos e ajude o planeta

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *